TOP 5! Dicas para aprender inglês antes do intercâmbio.

Você já tem tudo planejado para realizar o seu intercâmbio dos sonhos? E o seu conhecimento da língua inglesa, como está?


Sabemos que no intercâmbio você irá estudar, se aperfeiçoar e vivenciar experiências que vão te dar fluência no idioma. Mas você sabia que seu aprendizado no exterior pode ser potencializado se você não chegar “zerado” em outro país?

Os alunos que viajam sem nenhum conhecimento do novo idioma se desenvolvem mais lentamente pois destinam muito tempo de aprendizado à comunicação básica do dia a dia. Quanto mais conhecimento da língua você tiver ao viajar, melhores serão suas chances de potencializar o seu aprendizado no exterior.

Cada aluno tem sua forma e ritmo de aprender, mas que tal umas dicas para ajudar nos estudos pré-intercâmbio?


1 – Estude diariamente.

Parece uma dica óbvia, mas muitos alunos deixam para estudar apenas no dia da aula de inglês. Ao estudar diariamente você vai criando uma imersão no idioma de forma que o seu cérebro vai entendendo que aquela prática é um hábito, por isso, vai fixando o aprendizado e por consequência vai ficando cada vez mais fácil entender o idioma. Atenção! É melhor estudar um pouco todo dia do que estudar muito de uma vez só, o cérebro retém melhor informações fracionadas e habituais.

2 – Mude o idioma do seu computador e celular.

Ainda sobre imersão! Todo o contato que você puder ter com a língua é positivo. Por isso, tudo que você puder fazer em inglês, faça! Dessa forma você começa a criar estímulo para pensar em inglês, você vai começar a raciocinar em outro idioma.

3 – Leia livros em inglês que você já conhece em português.

Qual o seu livro preferido? Pegue a versão dele em outro idioma para ler e praticar. Como você já conhece todo o conteúdo e história, você vai direcionar mais o seu esforço para ‘a forma’, no caso o idioma. Vai conseguir entender melhor os contextos e assimilar melhor o vocabulário.

4 – Use bastante dicionário.

Hoje em dia existem vários aplicativos de tradução e dicionário. Eles ajudam a entender significado e pronúncia. Mas cuidado com as traduções “ao pé da letra”, na língua inglesa o contexto pode mudar muito o significado de uma palavra. Tenha sempre um dicionário à mão, porque facilita o aprendizado.

5 – Escreva, escreva e escreva. Ah, escreva!

Com a tecnologia diminuímos bastante a escrita no nosso dia a dia, mas essa prática é fundamental para o aprendizado de um novo idioma. Escreva artigos, redações ou apenas parágrafos. Ao escrever você estimula a criatividade e o raciocínio no novo idioma. Além disso, é como se você praticasse duas vezes porque você lê aquilo que escreve. Então, a escrita ajuda numa maior fixação do conteúdo.


A principal dica é que você se prepare para o seu intercâmbio para poder aproveitá-lo da melhor forma e garantir o maior retorno possível sobre o seu investimento. Essas dicas se aplicam ao aprendizado de qualquer novo idioma. Seja qual for o seu destino, se dedique e se prepare para que a sua experiência seja única!


E se você está procurando um auxílio nessa preparação, o Virgínia Idiomas é o lugar! O curso de inglês é 100% personalizado, onde você poderá definir desde o conteúdo que quer aprender até o período que deseja estudar. No Virgínia Idiomas o professor será o seu mentor e acompanhará todo o seu desenvolvimento até o grande dia de viajar! Acesse www.virginiaidiomas.com.br e conheça essa metodologia inovadora.


Desejo a você bons estudos e boa viagem!

0 visualização
  • White Instagram Icon

81 7107.9090